O potencial estratégico da logística tem feito que os gestores passem usá-la para aperfeiçoar processos e alavancar resultados das empresas. Dessa forma, ela também se torna importante para o desenvolvimento industrial.
Quanto à infraestrutura do transporte, nosso país ainda tem pouco desenvolvimento nessa questão. Porém apesar de custo e prazo serem variáveis inversamente proporcionais. Com esse tipo de planejamento é possível atender as necessidades do negócio de uma forma melhor. Seja reduzindo custo com frete ou recebendo e enviando produtos mais rapidamente.
No que diz respeito à eficiência no armazenamento, pode ser feito quanto à logística é expandir o controle de estoque. Realizar previsões de demanda, acompanhar a curva ABC, estipular qual é o limite máximo para cada produto e qual é o ponto de ressurgimento ideal. Por fim, reduzir desperdícios significa menos prejuízo para a empresa. Alguns deles como, por exemplo, desperdício de materiais; de tempo; de mão de obra. De máquinas e equipamentos por ser resolvidos tanto com o mapeamento de processos quanto com a adoção de melhorias contínuas são meios de combater esse problema e aproveitar melhor os recursos empresariais.
Equipe LMX
Saiba mais sobre logística em: