O transporte de mercadorias normalmente requer atenção especial, assim como o transporte de cosméticos, esta parte possui algumas características especiais que precisa ser analisada para evitar danos à integridade da mercadoria.
Por isso, as transportadoras que transportam esse tipo de produto se preocupam com a logística todos os dias, pois o processo deve ser realizado sem prejuízos financeiros, perdas ou danos.
Portanto, é fundamental agir com cautela e seguir os procedimentos necessários para garantir a segurança durante todo o transporte.
Tendo isso em vista, neste artigo, separamos os 5 principais cuidados necessários para o transporte de cosméticos. Veja!
1. Estratégia de planejamento
Em primeiro lugar, toda empresa de logística deve ter um plano estratégico, pois com base nisso é que determinamos as necessidades logísticas, para isso precisamos gerenciar datas de pedidos, entregas, custos, serviços, etc.
Além disso, também é importante ter uma equipe bem treinada e capacitada conforme planejado para garantir a qualidade e segurança no transporte dos cosméticos.
Nesse caso, é importante que o planejamento também inclua o uso de tecnologias como o otimizador de rotas para agilizar o processo, pois o sistema reduz os riscos existentes e oferece múltiplas vantagens.
2. Cuidados com o armazenamento
A preservação de produtos perecíveis requer estocagem separada para manter sua qualidade, nesse sentido, as embalagens devem ser adequadas para tal armazenamento, transporte e processos, principalmente considerando a sustentabilidade da empresa.
Impulsionada pelo aumento da demanda, a alta taxa de rotatividade desses materiais na cadeia de abastecimento tem as características de baixa utilização do armazém e baixos custos de manutenção, embora a instalação incorra em custos de manutenção de temperatura e outros requisitos da autoridade responsável pelo custo dos produtos.
É necessário também o estudo das informações do rótulo para esclarecer corretamente as transportadoras sobre todas as informações logísticas do cosmético, que são tão específicas que eles, assim como seus clientes, precisam obter dados de consumo com base nas informações exigidas pela Anvisa.
O armazenamento ainda pode ser terceirizado, o que reduz os custos operacionais de processos que exigem que as empresas parceiras monitorem continuamente a manutenção dos produtos.
3. Atenção à distribuição
A rapidez é um dos principais requisitos para a eficiência nesta fase, o cumprimento dos prazos de entrega garante a fidelidade da empresa aos clientes e a confiança na marca, mas a fragilidade dos produtos exige mais cautela na distribuição e na logística.
A sua equipe precisa ter domínio dos seguintes aspectos:
- manuseio dos produtos nos centros de distribuição;
- ao processo de montagem da carga;
- ao carregamento e descarregamento da carga nos veículos adequados;
- a manutenção adequada da temperatura dos veículos;
- respeitar as quantidades de empilhamentos máximos.
Outro problema é a segregação da carga, o que geralmente aumenta os custos do frete. Para evitar isso, é importante planejar a distribuição por meio de crossdocking ou pontos de transferência, que consistem em negócios intermediários que recebem as mercadorias consolidadas e as subdividem em centros de distribuição estratégicos.
4. Embalagens e prazos
A principal função da embalagem é proteger completamente o produto. Isso pode parecer óbvio, mas muitas empresas cometem erros por tentarem economizar nas embalagens, resultando em enormes prejuízos. A embalagem deve ser resistente e garantir a segurança do produto durante todo o processo de transporte até o usuário final.
Coloque-se na perspectiva dos consumidores que compram produtos em sua empresa; quanto mais rápido for o processo de envio, melhor. Quando se trata das necessidades do consumidor, o mundo moderno está sempre voltado para a flexibilidade nas compras. Tenha em mente que quanto menos tempo o cosmético fica na empresa é melhor. Até por que, isso evita que você tenha que lidar com possíveis danos causados por problemas externos que geralmente estão fora do seu controle.
5. Anvisa
O motivo de toda a burocracia que a Anvisa precisa para fabricar e distribuir cosméticos no país é que se trata de um produto perecível para consumo humano e, se não for adequado para uso, sua composição química pode prejudicar a saúde.
A Anvisa é responsável pela fiscalização do local onde ficam armazenados os produtos, autorizando ou não que as etapas do trabalho continuem e sendo responsável pela gestão do serviço em conjunto com a equipa competente.
É importante levar em conta que todos estes cuidados, independente do tipo de operação, podem ajudar no seu processo de fulfillment. Conte com a LMX Logística como sua parceira de transporte de cosméticos, somos um Operador logístico especializado em armazenagem, movimentação de carga, controle de estoque e gerenciamento de transporte. Trabalhamos com Picking & Packing, ou seja, o nosso processo de picking é feito por código de barras e dupla conferência.
E se estes tipo de conteúdo te interessar, acompanhe o nosso blog!