Logística x Black Friday – saiba como se planejar!

A Black Friday é um dos períodos mais vantajosos para se aumentar o lucro e lançar produtos. A expectativa de todos os lojistas é de que haja um crescimento alto em suas vendas, pois os brasileiros planejam grandes compras durante essa época. O foco dos consumidores é voltado para eletrônicos e eletrodomésticos, além das compras natalinas sempre serem adiantadas para o mês de novembro.

Para passar essa época com sucesso e lucratividade – além de conquistar novos clientes, você precisa ter um bom planejamento com uma seleção boa de produtos e um trabalho excelente na logística. Se o seu serviço logístico não estiver bem estruturado, você pode colocar tudo a perder e pode criar um desconforto com o cliente.

O que se espera é que haja um alto volume de vendas e, por isso, preparar a logística da sua empresa é tão importante durante a Black Friday. Por isso, pensamos em cinco dicas para que você não passe perrengue durante essa época.

1.  CRIE UM PLANEJAMENTO DE VENDAS

Lucro e planejamento andam de mãos dadas na Black Friday. Por isso, as empresas já começam a se preparam meses antes do evento dos descontos. Nesta época, as equipes precisam estar preparadas juntamente com os estoques da empresa. O gestor precisa checar as condições de seus canais de venda, organizar e estruturar sua logística e investir no marketing.

É preciso entender coisas como:

  • quais são os produtos mais procurados;
  • quais itens possuem maior potencial para lucratividade;
  • quais produtos receberão descontos e como será calculado esse percentual;
  • qual a quantidade de itens em estoque;
  • como todas as promoções serão planejadas e divulgadas

2. CONTROLE O SEU ESTOQUE

Para um trabalho de excelência, é preciso ter controle de estoque durante a Black Friday. É aconselhado fazer um inventário, pois as vendas estarão disparadas. Com o inventário feito antes da data, é possível analisar as quantidades exatas de produto que a empresa possui.

Com essas informações, ficará nítido o que precisa ser reposto e quanto tempo levará para todos os produtos ficarem prontos. Esse período é ideal para liquidar itens que já estão encalhados e comprometem o capital de giro da empresa.

3. SIMULE O FRETE E PRAZOS

Não dar atenção ao cálculo do frete e ao possível prazo de entrega é um erro que não pode ser cometido na Black Friday. Isso é necessário porque atrasos ou mal-entendidos podem afetar negativamente a imagem que o consumidor tem da empresa.

É muito comum, nesse período, que clientes se sintam enganados por falsas promoções. Portanto, de nada adianta oferecer uma oportunidade de compra imperdível se o valor do frete é exorbitante ou se o prazo for muito longo. Assim, seja claro nas suas campanhas ao anunciar o valor do frete e o prazo aproximado.

4. ORGANIZE O TRANSPORTE

Se sua empresa possui logística própria, esse é o momento de verificar as condições e manutenção da frota. Afinal, se as entregas multiplicarem, você precisa ter certeza de que todas as solicitações serão atendidas dentro do prazo.

Caso não possua frota própria, conte com uma transportadora comprometida e de confiança. Para sua empresa, é importante cumprir com o prometido para não perder clientes ou ter a reputação de sua marca manchada.

Na hora de escolher, busque parceiros flexíveis e especializados, que farão entregas com segurança. Para aprimorar ainda mais o fluxo de entregas, conte com empresas que investem em tecnologias como rastreamento e monitoramento de cargas. Informar o consumidor sobre o status do seu pedido em tempo real é certamente um diferencial.

5. FIQUE ATENTO AO PÓS-VENDA E À LOGÍSTICA REVERSA

É natural que, com mais vendas, maiores são as possibilidades de trocas e retornos de mercadorias. O atendimento eficiente e rápido do cliente nesse momento de pós-venda é crucial para garantir sua fidelização.

Portanto, sua empresa precisa estar preparada para receber e atender essas solicitações de trocas e recolher mercadorias. Aposte em boas práticas de logística reversa para facilitar a vida do consumidor e aprimorar ainda mais sua experiência de compra.

Para ter sucesso na Black Friday e cativar clientes, a empresa precisa elaborar uma boa estratégia de vendas e, acima de tudo, manter os processos da cadeia de suprimentos bem-alinhados.

Equipe LMX

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