No meio logístico é comum encontrar erros como esses, porém, nem sempre se sabe como lidar com a situação. A seguir, será comentado os erros mais comuns no mundo logístico e como supera-los com as soluções para cada situação comentada.
Um dos principais motivos de desenvolvimento de um país é a logística. Com ela, a eficiência trará o resultado de gerar mais receitas, aumentar a produtividade e atrair investidores. As grandes potências mundiais, apesar de possuírem sistemas e infraestruturas impecáveis, continuam investindo nesta área, buscando vantagens competitivas.
Porém, a realidade no país é bem diferente. Por conta disto, segue a seguir 4 (quatro) principais dificuldades logísticas e como superá-las. Veja:
- Infraestrutura
Problemas:
Uma das principais questões enfrentados na logística é a falta de infraestrutura. Porém, um dos setores que nos destacamos é no setor da agricultura, sendo mais produtivos que outros países. O grande problema neste caso é que a produtividade operacional não é refletida no preço final. Isto ocorre porque começam a surgir com alto custo do transporte gerado pelo custo do combustível elevado, filas de espera, diárias, condições da estrada, entre outros fatores.
Soluções:
Realizar investimentos na infraestrutura e tecnologia é necessário. Porém, não basta somente isso, desenvolver um planejamento eficiente, que possa envolver localização estratégica, planejamento de rotas, entre outros.
- Processos manuais
Problemas:
Esse processo levar um maior tempo para ser executado, além de estarem mais propensos a falhas. É fundamental indicar algum funcionário só para alimentar as planilhas.
Soluções:
Há diversos softwares EPR que facilita a integração das áreas mais importantes da empresa. Com eles, é possível a automatização das tarefas, aumentam a conferência de estoque nos processos, produtividade e redução dos custos.
Outra opção, também é utilizar um sistema de geolocalização, que pode possibilita posicionamento aos clientes, também sendo uma boa ferramenta de planejamento de transporte.
- Custos operacionais altos
Problemas:
Com os custos operacionais, tais o aluguel de armazém e equipamentos, frentes e diárias, mão de obra operacional, entre outros.
Soluções:
Terceirizar alguns elementos citados pode ser uma das soluções. Com isso, poderá ser realizada a concentração no que é mais importante para o negócio da empresa e poderá reduzir custos, eliminando preocupações com a gestão direta.
Porém, não apenas essa opção, outra saída seria alugar os equipamentos em vez de compra-los. Consequentemente, terá mais capital de giro e disposição de equipamentos com boa qualidade, com manutenção e atualizados.
- Descuido na gestão
Problemas:
Muitos utilizam indicadores de desempenho e ferramentas como o PDCA para melhorar os processos. Isto porque, com o corrido mundo logístico, as urgências surgem em todos os momentos.
Soluções:
Possuir um sistema para ter as informações automatizadas como TMS, WMS e ERP. Logo, escolher e implantar metodologias de melhoria contínuas. Com as novas ferramentas, e possível verificar a mudança de cultura operacional, a criação e o acompanhamento de metas e o acompanhamento da execução.
Depois destas dicas, será percebido os favorecimentos em qualidade dos processos e a redução de custos.
Equipe LMX