Diversas áreas possuem os seus próprios dialetos, nomeando as atividades específicas que devem ser conhecidas por quem trabalha no setor. No caso da logística são apresentadas funções técnicas e ações realizadas todos os dias pelas empresas. Confira a seguir os termos mais relevantes da logística.
- Ad valorem
Designa-se como uma taxa que incide o transporte de mercadorias. Referindo ao seguro da carga no caso de sinistro durante a operação, o cálculo é feito por meio de determinado percentual aplicado em cima do valor do produto. Com a expressão latina, é dessa maneira que representa o “segundo o valor”. Já o ressarcimento se restringe à devolução do dinheiro. Assim, ele corresponde ao montante sem impostos do bem, ou seja, valor averbado.
É fundamental lembrar que é inexistente a qualquer compromisso de devolução do produto que sofreu o sinistro.
- Averbação
É o registro de uma operação de transporte que possui seguro com uma empresa especializada. O objetivo final é reconhecer a cobertura em situação de sinistro. O processo geralmente vem antes do carregamento, garantindo que a seguradora fará a restituição do valor averbado, caso haja necessidade.
Em geral, a restituição corresponde ao valor da mercadoria, sem haver o desconto dos impostos incidentes na nota fiscal. Assim, será apurado as taxas de ad valorem que é cobrado na apólice.
- Benchmarking
Já essa técnica refere-se ao acompanhamento das atividades realizadas pelas empresas líderes em cada segmento e adaptar os processos para o negócio. Esse procedimento é feito, pois as ações servem como referência. Junto a observações, é possível definir os padrões da performance internos.
Ou seja, há uma mensuração e comparação sistemática dos processos a fim de conseguir informações que possibilitam a implantação de ações para melhorar o resultado.
- Cadeia de demanda
Ao contrário da cadeia de suprimentos, a cadeia de demanda não é “empurrando” nem incentivado pelos fabricantes. Mas sim, impulsionado pelos consumidores.
- Cadeia de suprimentos
É composto por um conjunto de fornecedores e parceiros da empresa para o processos de criação, fabricação, desenvolvimento e distribuição das mercadorias.
- Cálculo de necessidades
Esse método calcula a produção com base na demanda derivada. Isso significa que os componentes, materiais, peças, componentes e suprimentos que compõe o produto final são considerados na contagem.
Equipe LMX