Atualmente, a cadeia de suprimentos vem se desenvolvendo de acordo com as necessidades do mercado. Assim, surge a ideia de logística integrada que se refere à interligação das operações em uma estratégia. Dessa forma, o objetivo desse novo conceito é ir além do simples transporte e armazenamento de mercadorias.
Esse tipo de logística prevê a inserção e processos, mercados e técnicas de forma integrada. É levada em conta toda a cadeia produtiva, desde a origem dos produtos até a sua distribuição para os consumidores finais.
O que é logística integrada?
A logística integrada prevê a integração dos processos logísticos a partir do sistema inteligente, capaz de monitorar o fluxo logístico e gerenciar as atividades. De forma mais eficiente, esse procedimento é responsabilidade de um setor específico, que planeja, implementa e controla todas as etapas. Assim, o resultado é a possibilidade de ajustar o que for necessário.
Quais são as áreas da logística integrada?
Divide-se em três principais áreas:
- Logística inbound: abrange a relação com os fornecedores e trabalha com o transporte, compra, armazenamento e controle de qualidade das matérias-primas;
- Logística industrial: cuida do abastecimento da linha de produção, além do transporte e controle dos materiais que estão sendo processados;
- Logística outbound: envolve a entrega dos produtos para o consumidor final e o relacionamento da empresa com os clientes.
É importante lembrar que, dependendo da forma que foi abordada, as áreas podem ser diferentes. Mas acabam representando a mesma coisa.
Equipe LMX