Saber o que é os termos sell-in e sell-out significam são fundamentais para garantir a criação de estratégia adequadas do meio logístico. O desenvolvimento também proporciona bons resultados para as ambas as partes. Confira a seguir como o que é e como funcionam os seguintes termos.
O que é sell-in?
O termo se refere às vendas realizadas para os canais de distribuição da empresa. Ou seja, é um tipo de negociação que é fornecido para intermediários e os mesmo fazem a venda para o cliente. Esse relacionamento também é chamado de B2B (Business to Business / Empresas que vendem para outras empresas).
A negociação é realizada com base em grandes volumes, logo, são mais demoras e com transporte utilizado é o de carga lotação. Esses veículos são fechados com a carga com destinos apenas a um cliente.
O que é o sell-out?
Já esse termo se refere a vendas diretas para o cliente final. Dessa forma, não há distribuidores, varejistas ou outros intermediários. Assim, as empresas têm o foco nos consumidores finais, sabendo os desejos dos mesmos. A relação é conhecida como B2C (Business to Consumer / Empresas que vendem para os clientes).
As vendas costumam ser menores, com quantidades menores de itens. O transporte é feita por meio de cargas fracionadas e com as entregas são pulverizadas.
Sell-in + sell-out + logística = ?
As empresas relacionando com o sell-in, ela passa a se relacionar com outras diversas organizações além dos fornecedores. Assim, é necessário ter uma boa cadeia de suprimentos, com objetivo de integrar os processos dos distribuidores. Mas é preciso também uma boa melhorar a comunicação e encontrar meios para ter o cliente satisfeito.
O com sell-out, a administração deve está mais voltada para a logística direta, envolvendo também a gestão do transporte. Mas, além disso, também envolve o planejamento de distribuição, criação de rotas eficientes, entre outros.
Conclui-se que o sell-in envolve uma operação mais global e complexa, enquanto o sell-out contempla a logística de maneira mais objetiva, com atendimento direto com o cliente no envio dos produtos.
Entender e compreender os ambos conceitos, é fundamental para uma estrutura de uma operação eficiente, mas claro, com suas peculiaridade da cada operação.
Equipe LMX
Veja também: