Sete tecnologias que permitem enfrentar a escassez de recursos na cadeia de suprimentos

Escasso. “É uma grande palavra. É provavelmente um termo que me apareceu pela primeira vez em algum teste de vocabulário do ensino médio. Pouco eu sabia então que a palavra se tornaria uma parte integral do meu léxico cotidiano. 

Afinal, eu embarquei em uma carreira na cadeia de suprimentos. Curiosamente, a palavra “escasso” sempre causou um sentimento de medo em mim. Provavelmente, eu acho que é o fato de que ficar sem algo, algum recurso precioso, é uma perspectiva verdadeiramente assustadora. Na indústria cada vez mais complexa da cadeia de suprimentos, a escassez de recursos é certamente algo a temer. Mas é uma questão que as organizações podem, sem dúvida, superar, desde que tenham as estratégias corretas.

A SCM World publicou recentemente um relatório sobre o tema. O artigo fornece uma visão sobre como as cadeias de suprimentos das organizações podem gerenciar operações de forma mais sustentável. Em essência, a empresa de pesquisa considera tecnologia como um facilitador chave para conquistar  maiores preocupações de escassez de recursos.

Como a escassez de recursos está impactando as cadeias de suprimentos das empresas?
Em 2050, espera-se que a população mundial cresça para 9,7 bilhões, acima dos 7,4 bilhões que temos hoje, de acordo com um relatório de 2015 do Departamento de Assuntos Econômicos e Sociais das Nações Unidas. Esse número vai colocar uma enorme pressão sobre a água do mundo, matérias-primas, minerais e recursos energéticos. Escassez de água, por exemplo, terá alto impacto para empresas químicas e industriais que utilizam recurso em processos de fabricação.

O declínio da disponibilidade e, consequentemente, o aumento dos custos das matérias-primas e dos minerais afetará negativamente a acessibilidade do produto final, o que se traduz em organizações de cadeias de suprimentos com prejuízo. As empresas de petróleo e gás enfrentam obstáculos semelhantes, com a escassez de recursos energéticos resultando em altos níveis de volatilidade dos preços das commodities.

Em cima de tudo isso está a questão cada vez mais preocupante da escassez de recursos humanos, que 56% dos executivos das cadeias de suprimentos referem-se como “extremamente desafiadora”, de acordo com a recente pesquisa da SCM World .

Tecnologia é a chave para a gestão da escassez de recursos
Embora a maioria dos profissionais da cadeia de suprimentos entrevistados acreditem que estejam gerenciando com sucesso a escassez de recursos – com 66% proclamando-se “primeiros impulsionadores” ou “seguidores rápidos” – muitos ainda não têm capacidade de superar seus desafios.

Segundo a SCM World e as organizações que estão prosperando nessa área, as sete tecnologias abaixo são a chave para enfrentar a escassez de recursos naturais e a sustentabilidade:

1. Blockchain
Esse livro-razão público online é uma maneira prática para que as empresas rastreiem a origem das matérias-primas por meio da cadeia de suprimentos. Com uma lista disponível de registros visíveis, conhecidos como blocos, as organizações podem acompanhar melhor seus suprimentos e planejar potenciais falhas.

2. Sensores
Empresas estão aproveitando cada vez mais o poder dos sensores e outros dispositivos habilitados para a Internet das Coisas para monitorar e gerenciar o uso de água, energia e outros recursos na área de produção e centros de distribuição.

3. Drones
Os militares usam drones para missões de combate. Crianças e adultos brincam com drones de brinquedo no seu tempo livre. Agora, os profissionais da cadeia de suprimentos estão utilizando drones para fazer coisas como verificar se há vazamento em oleodutos de difícil acesso.

4. Impressora 3D
As empresas estão utilizando a impressão 3D para tudo, da criação de figuras de ação até de alimentos. Na cadeia de suprimentos, as organizações aproveitam o poder das impressões 3D para reduzir o desperdício durante o processo de produção.

5 e 6. Big Data analytics e GPS
As empresas agrícolas combinam capacidades analíticas do GPS e do Big Data para otimizar suas atividades de crescimento.

7. Mídias Sociais
As empresas regularmente monitoram mídias sociais para verificar comentários de clientes e potenciais preocupações da qualidade do produto. As organizações da cadeia de suprimentos estão atentas as conversas nas mídias sociais a fim de sinalizar certos riscos. Por exemplo, as mídias sociais podem ajudar os especialistas da cadeia de suprimentos a obter informações vitais sobre como as pessoas em uma certa área estão reagindo a eventos climáticos severos que podem resultar em interrupções na cadeia de suprimentos ou disponibilidade de recursos.

Não deixe a escassez de recursos prejudicar o seu negócio.
Nenhuma organização da cadeia de suprimentos está isenta da escassez de recursos. Em algum momento sua empresa será afetada por escassez de água, minerais, matérias-primas, energia ou mão-de-obra qualificada. A partir disso, você deve compreender como superar esse obstáculo. Inovação de ponta, como as listadas acima, podem fornecer à sua empresa uma maior visibilidade em seus recursos, bem como insights sobre como sua organização pode prevenir e resolver suas preocupações de escassez de recursos internamente em toda a cadeia de suprimentos digital.

Publicado por: Rebecca Pascuas 

Saiba mais:

Desafio de incorporar e-commerce em operações de centro de distribuição