Não importa se você é de humanas, de exatas ou biológicas. Cada área tem sua própria linguagem, seus próprios termos técnicos sobre determinado tema. E não é diferente dentro da logística. Essa área também conta com diversas palavras “estranhas” aos ouvidos dos leigos, mas que são importantíssimos para o funcionar da empresa.
Confira abaixo cinco termos bastante utilizados na logística!
1 – Ad valorem
Taxa cobrada dentro da tabela de fretes que representa o custo do seguro da carga. Seu cálculo é feito por meio da porcentagem da mercadoria sobre o valor da Nota Fiscal da carga transportada agregada ao custo de frete. Daí a expressão latina, que representa “segundo o valor” (nota fiscal da carga).
2 – Benchmark
Padrão de avaliação que mede a melhor performance alcançada entre os concorrentes de um setor. Esse tipo de métrica é utilizado para estabelecer um padrão de medida a ser alcançada. Seja em satisfação dos funcionários, de vendas, de número de clientes, etc. O objetivo é obter uma referência detalhada que permite melhorar processos e empresas.
3 – Cross docking
Modalidade cujo objetivo é reduzir estoques a zero e, consequentemente, diminuir os valores perdidos em mercadorias. Além do tempo de execução no despacho de produtos perecíveis ou de alto giro.
4 – Gargalo Logístico
Definido como qualquer obstáculo que possa influenciar o andamento e o resultado dos processos em uma empresa, o gargalo pode gerar diversas consequências. Custos elevados, equipes menos produtivas, redução da lucratividade e da competitividade, queda na qualidade e insatisfação dos clientes são exemplos.
5 – Just-in-Time (JIT)
Termo inglês que significa, literalmente, “na hora certa” ou “momento certo”. O sistema JIT atende o cliente interno ou externo no momento exato de sua necessidade, com as quantidades necessárias para a operação. Evitando-se assim a manutenção de maiores estoques. Pode ser aplicado em qualquer organização e é muito importante para auxiliar a reduzir estoques e os custos decorrentes do processo.
Equipe LMX