Os softwares de cadeia de suprimentos baseado em nuvem estão rapidamente ganhando participação em todas as áreas, mas o movimento tem sido claramente lento, até recentemente, na área de Sistemas de Gerenciamento de Armazém (WMS).
Mas isso tem mudado nos últimos dois anos, e o WMS na Nuvem está agora alcançando status de inovação nas operações de Centros de Distribuição (CDs), as barreiras e preocupações estão sendo superadas à medida que os benefícios da implantação em nuvem estão sendo desenvolvidos.
As primeiras soluções de WMS baseadas em nuvem não possuíam uma funcionalidade tão completa. Mesmo porque as primeiras soluções eram apropriadas para CDs menores com requisitos operacionais menos complexos. E dado esse cenário, um número razoável de provedores de WMS específicos da nuvem passaram a trazer soluções para o mercado.
Os WMS são diferentes de qualquer outro na cadeia de suprimentos, dada à necessidade de sincronizar operações físicas em tempo real com o mundo lógico do software. Além disso, muitos CDs usam tecnologia de suporte, como terminais de Rádio Frequência sem fio, sistemas de voz e, claro, sistemas de manuseio de materiais, por isso, a lentidão no desenvolvimento de soluções avançadas em sistemas de gestão de armazém.
As vantagens na implantação do WMS em nuvem são muitas, como execuções mais rápidas, mais flexibilidade em termos de implantação em uma rede ao longo do tempo, assinatura versus preço adiantado se desejado, upgrades muito mais fáceis, redução da necessidade de suporte de TI e muito mais.
Finalmente, ver é crer, e a dica é ficar conectado com o crescente número de implantações baseadas em nuvem, e os sucessos que devem atenuar a maioria, senão todas, as preocupações discutidas no início deste artigo.
Equipe LMX
Veja também: